quinta-feira, 1 de outubro de 2009

clipping - folha de pernambuco - 17/09/2009

Pernambucanos em festival nacional
Eles participam da 1ª mostra “Semana dos Realizadores”, no Rio de Janeiro

LUIZ JOAQUIM

Mesmo com as ressalvas de especialistas ao Festival de Cannes nos últimos dez anos sobre seu modelo atual em apresentar novos talentos ao mundo, ninguém contesta a importância do festival francês. Agora em 2009 completam-se 40 anos da mostra paralela “Quinzena dos Realizadores”. Surgiu pela inquietação de alguns cineastas franceses ainda sob o impacto do eventos socioculturais de 1968. A mostra abria mais uma janela para Cannes pela qual o cinema poderia respirar uma vertente mais livre.

Amanhã (e seguindo até dia 24), no Rio de Janeiro, uma iniciativa parecida acontece sob os cuidados também de um grupo de cineastas, estes brasileiros. É a 1ª mostra “Semana dos Realizadores”, com 23 filmes, surgindo como uma alternativa ao Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro (que só inicia dia 24) - o mais importante da América Latina.

Um dos criadores do “Semana”, Eduardo Valente assina uma carta descrevendo os ideais que guiam a mostra. É um documento co-assinado por outros realizadores cariocas, gaúchos, mineiros e o pernambucano Kleber Mendonça Filho.

“Cada novo espaço que se abre para o cinema funciona como um precedente que disponibiliza o acesso a conhecer coisas boas que se têm produzido”, comenta Kleber. Foi dele a indicação dos três filmes pernambucanos presentes na “Semana”. São os curtas-metragens “Não me Deixe em Casa” (quinta, 24), de Daniel Aragão, e “Balsa” (segunda-feira), de Marcelo Pedroso; além do longa “Um Lugar ao Sol” (domingo), de Gabriel Mascaro.

Estes dois últimos terão sua primeira exibição pública no Brasil, tendo “Um Lugar ao Sol” já passado, com elogios e prêmios, pelo Chile, Argentina, Suíça, Alemanha e EUA. Foi de Kleber também a indição da artista plástica pernambucana Clara Moreira, que criou a identidade visual da “Semana”, e também do pôster de “Um Lugar ao Sol” - assim como de vários outros filmes pernambucanos. A “Semana” acontece no Unibanco Arteplex, bairro de Botafogo, com ingressos a R$ 8,00 e R$ 4,00.

Sem comentários:

Enviar um comentário